quinta-feira, 8 de março de 2012

TMO Encantado

Bom dia a todos.


Este post deveria estar sendo escrito em algum leito do Hospital Dom Vicente Scherer no Complexo Hospitalar da Santa Casa, onde eu já deveria estar internado, começando a mobilização das células tronco para que na próxima segunda (dia 12) começasse as coletas das células para o Transplante de Medula.


Mas minha internação foi adiada mais uma vez... Calma, desta vez foi adiada apenas por uma semana. Por um motivo bem simples.


Quando o transplante é autólogo, existe o processo de coletar as células. Elas estão dentro dos ossos. O paciente recebe doses de granulokine que forçam a medula óssea a soltar estas células tronco no sangue. Eu já fiz isso antes, porém a medula não soltou uma quantidade boa. Por isso fui atrás do mozobil que é um remédio novo que mobiliza a medula e ela solta de verdade estas células. Meu médico acredita que precisarei de 4 dias pra coletar um número ótimo de células para o transplante. Porém a coleta destas células é feita no Banco de Sangue, pois não é um processo cirúrgico, é uma retirada de sangue, o sangue é filtrado, fica armazenada numa máquina as células tronco, e o que é sangue eu recebo de volta. Esta máquina fica em outro hospital do complexo da Santa Casa, no mesmo onde é o banco de sangue. As coletas só ocorrem em dias da semana, por isso se preciso de 4 dias, tenho que começar numa segunda ou numa terça pra que a coleta não seja interrompida (o que não pode ocorrer) então estava tudo certo pra que eu internasse ontem, fizesse os 5/6 dias de mobilização da medula (com granulokine e mozobil) e na segunda feira começasse a coleta.


Mas nem tudo são flores, uma senhora que estava internada no hospital, e estava com a coleta agendada para ontem (hoje e amanhã também, 3 dias) não vai conseguir coletar esta semana, sua imunidade baixou muito e as células não "saem" com facilidade de dentro dos ossos nestas condições. A equipe do hospital resolveu agendar a coleta dela para a próxima segunda (12) e eu  que estava agendado fui empurrado pra outra segunda (19). Interno 5 dias antes pra começar a mobilização das células (dia 14).




O título é TMO Encantado porque quem está acompanhando este blog, sabe como estou ansioso por isso, e como cada dia que passa parece que o mesmo ao invés de estar mais perto está mais distante. Mas Deus está no comando ele sabe o que faz, e se a equipe médica acredita que adiar uma semana todos os procedimentos não será prejudicial, devo confiar na avaliação deles.


No mais está tudo ok. Minhas aulas começaram, consegui acompanhar o início das mesmas, já que por pelo menos uns 2 ou 3 meses só acompanharei pelos materiais recebidos pela internet... Mas é o jeito que se dá pra continuar estudando e mantendo a vida da maneira mais normal possível.


Desejo a todas as mulheres um feliz dia da mulher, em especial aquelas que estão constantemente me dando apoio nestes momentos de ansiedade.


Um forte abraço a todos, fiquem na paz!

Um comentário:

  1. estamos aqui torcendo por vc priminho!!que DEUS continue te abeçoando!!tudo passa na vida,e logo vc ficará bém!! nunca perca a fé!!fique em paz!!um grande beijo de sua família de moji das cruzes!!!!!

    ResponderExcluir